quinta-feira, 11 de março de 2010

A justiça e o perdão

Capacidade de perdoar

Um ser humano só consegue desenvolver

A capacidade de perdoar o seu semelhante

Se ele próprio reconhecer que

Todos sem exceção são passíveis

De cometer erros ao longo da vida

(Jeugam)

O que é justiça? O que é fazer justiça? Atualmente, em conceito bem genêrico , justiça é algo que é merecido, ou algo que deve ser alcançado para que o certo prevaleça sobre o errado, ou que o indevido se torne novamente devido; fazer justiça poderia ser retribuir um mal com outro mal. Por exemplo, uma pessoa que rouba: para que seja feita justiça ela deve ser presa e condenada de acordo com as penas previstas no nosso ordenamento jurídico em direta proporção à sua conduta. Ou ainda, poderia ser através de ação reprovada pelo Estado, popularmente conhecida como “fazer justiça com as próprias mãos” e variados outros conceitos mais.

E o que seria perdoar? Ao nosso ver é superar, é “virar a página”, seguir em frente sem guardar mágoas passadas. Para alguns outros é simplesmente algo que nos traz paz.

Tendo em vista essa pequena e singela reflexão, convido autores e visitantes do blog a debaterem e compartilharem suas concepções:

O que é para você o conceito de justiça e o conceito de perdão?

Atualmente, as penas, as condenações (de modo geral, de todos os campos do Direito) trazem justiça? E junto com a justiça trazem o perdão? Enfim, justiça e perdão são conceitos que "andam sempre juntos"? E ainda, são conceitos que devem "andar juntos"? O ordenamento jurídico atual permite que isso aconteça?

Participe! Poste seu cometário acerca do tema e enriqueça mais ainda o conteúdo do nosso blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário